Mineração de Bitcoin, entenda como funciona (melhor explicação)

Mineração de Bitcoin é um processo realizado por computadores para verificar, proteger e garantir as transações de Bitcoins entre usuários.

As transações relacionadas a compra/venda e pagamentos com Bitcoins são registradas em um livro contábil público (digital) que contém todas as transações realizadas anteriormente por pessoas de todo o mundo. 

Transação de bitcoins

Essas transações são separadas por blocos que são verificados por computadores ligados à uma rede compartilhada publicamente. 


O que são blockchains ?

Há uma grande quantidade de blocos que contém as transações e eles estão interligados formando um conjunto chamado blockchain.

A palavra blockchain vem do Inglês, sendo a junção de duas outras palavras: block + chain (bloco + corrente). OU seja, blockchain é um grupo de blocos ligados com corrente, ou melhor, ligados em cadeia.

blockchain

Então a transação realizada entre Pedro e Maria são registradas e todos sabem o que cada um tinha antes e depois da transação de bitcoins​​


Segredos do Bitcoin Revelados

Os mineradores de Bitcoin

Como já foi dito antes, esse processo de registro e verificação é chamado de mineração de bitcoin e para que ele ocorra é necessário que haja computadores trabalhando o tempo todo nessa tarefa.

Mineradores de Bitcoin

Mineradores de bitcoin são os computadores espalhados pelo mundo conectados em uma rede para processar as transações do blockchain


Acompanhando as transações

É possível acompanhar as transações de bitcoins realizadas em todo o mundo a qualquer momento, pois como vimos antes, os registros são públicos e qualquer pessoa pode ter acesso a eles quando desejar. 

Veja abaixo a imagem com um exemplo de transação de bitcoin que pode ser consultado diretamente no site da blockchain.info

Transação de Bitcoins na Blockchain

Transação de bitcoins (clique na imagem para ampliar)

A recompensa dos mineradores

Os computadores envolvidos nesse trabalho de mineração de bitcoin são recompensados e recebem um pagamento de acordo com o quanto trabalharam processando as informações e criando novos "blocks".

Obviamente o pagamento dos minedores é feito em bitcoins ou frações de bitcoins que são conhecidos como satoshis. Se você não sabe desses detalhes, leia o artigo: O que é Bitcoin, a moeda do futuro.

Como se tornar um minerador

Qualquer pessoa pode participar do processo de mineração de bitcoin, basta ter um dispositivo conectado na rede e participar do processo de verificação das transações de Bitcoin que ocorrem diariamente.

Há diferentes maneiras de se fazer isso, veja a seguir as opções:

1. Usar seu próprio computador

Seu computador pode utilizar um software específico para participar do processo de mineração de bitcoin de maneira automática, porém isso demanda muito poder de processamento nos dias atuais.

Veja na imagem um exemplo de um software chamado NiceHash Miner que você pode baixar e instalar em seu computador gratuitamente.

Software para mineração de Bitcoin

Note que esse o software identificou que há 1 processador (CPU) mas nenhuma placa de vídeo (GPU) compatível para mineração de bitcoin.

É possível notar na parte inferior que o software está rodando devido à mensagem em Inglês "Current Mining Status: Active - Running

Os ganhos de Bitcoins são pequenos, veja no lado direito inferior da imagem (em verde) a informação do balanço de 0.00000856 BTC.

Esse é um teste que estou realizando no meu laptop com processador i7, 2.4GHz com 16GB de RAM e placa de vídeo Nvidea GTX770M.

É comum usar o processador da placa de vídeo para a mineração de Bitcoin, porém no meu caso esse modelo da Nvídeo não é compatível. 

2. Usar hardware para mineração de bitcoin

No mercado há fabricantes de hardware específicos para a mineração de bitcoin. Eles possuem processador otimizado somente para essa tarefa e não podem ser usado para nada mais além de minerar bitcoin.

Antimine S9 - Hardware para mineração de bitcoin

Antiminer S9 - Hardware para mineração de bitcoin

Esses tipo de hardware geralmente é caro e consome bastante energia elétrica. Então é necessário avaliar bem o custo / benefício de ter um equipamento como esse ligado 24 horas fazendo mineração de bitcoin.

Em feveiro de 2018 um minerador de bitcoin Antiminer S9 como esse mostrado na foto está sendo vendido nos Estados Unidos pelo preço de $2.300,00 (dólares), e por R$ 20.350,00 no Brasil.

O consumo elétrico de um equipamento como esse pode ser comparado ao de um pequeno secador de cabelos. Agora imagine alguém na sua casa usando um secador 24 horas por dia durante o mês inteiro,

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

3. Usar nuvem para mineração de bitcoin

É possível contratar serviços de mineração de bitcoin através do uso de servidores de empresas que possuem hardware dedicados a essa tarefa e alugam o poder de processamento para pessoas interessadas. 

Nesse caso, você deve pagar uma mensalidade para a empresa que irá disponibilizar o serviço de acordo com o pacote que você contratar.

Um exemplo de empresa que fornece serviços de mineração de bitcoin é a Genesis que tem diferentes pacotes disponíveis para contratação.

Serviço de mineração da Genesis

Serviço de mineração da Genesis (clique para ampliar)

Se quiser contratar serviços para mineração de Bitcoin e altcoins (outras criptomoedas) acesse o site da Genesis Mining nesse link e ganhe um desconto de 10% na assinatura do serviço de mineração.

Qual a melhor opção para minerar bitcoins?

1. Computador caseiro não vale a pena

Certamente a primeira opção deve ser descartada pois a mineração de Bitcoins nesse nível não é nada rentável. Anos atrás era possível ganhar algo minerando Bitcoin a partir de um laptop agora não mais.

Uso de laptop não rentável para mineração

Em testes realizados com laptop o ganho é tão insignificante e lento que levaria uns dois anos para chegar a produzir um Bitcoin inteiro.

Claro que ainda há a opção de montar um servidor apropriado para minerção de bitcoin usano uma boa placa mãe, processador básico e várias placas de vídeo (GPUs) homologadas para essa finalidade. Porém ainda assim o investimento é alto e há risco de falhas e problemas.

2. Hardware específico ainda vale a pena

A segunda opção ainda é rentável em 2018 mas depende do preço da eletricidade e do investimento em hardware que não é nada barato.

Antes de investir em um hardware específico para mineração de bitcoin é preciso analisar o custo total do projeto e verificar se o bolso está preparado para o investimento com retorno a médio ou longo prazo.

Ao somar o investimento em hardware com o gasto em eletricidade é possível notar que esse projeto demora para gerar lucro e ainda há o risco de algo dar errado, como um problema de falha de hardware.

Apesar de você comprar um equipamento de alta tecnologia com o processador adequado para a tarefa de mineração de Bitcoins, ainda há espaço para diversos problemas como queima de equipamento, queda de Internet, falha de comunicaçãos, etc. Nada é 100% garantido.

Minerar com ASIC ainda vale a pena

A cada dia aumenta mais a dificuldade de fazer a mineração de Bitcoin então o retorno sobre investimento (ROI) fica cada vez mais complicado.

No Brasil não há muitos relatos de experiência com o uso desse tipo de equipamentos, porém nos Estados Unidos o tempo médio de retorno de investimento é de 3 meses a 4 meses se tudo correr bem.

O preço do equipamento e da eletricidade no entanto é bem menor nos Estados Unidos, então considere que o retorno de investimento no Brasil pode levar o dobro ou triplo do tempo, ou seja, de 6 a 9 meses.

3. Serviço de nuvem ainda vale a pena

A terceira opção também é rentável em 2018 e mais fácil de colocar em prática pois não exige investimento tão alto a princípio e você pode ir investindo conforme as suas condições financeira permitem.

Pessoas no Brasil têm relatado que os investimentos que fizeram estão valendo a pena com retorno médio de 14% ao mês sem reinvestimento ou 40% ao mês quando todo o lucro é reinvestido na mineração 

Mineração de Bitcoin usando nuvem ainda vale a pena

Exitem empresas Brasileiras também fazendo contratos para mineração de Bitcoin e outras criptomoedas, porém até o momento as pessoas não reportaram as experiências que tiveram com essas empresas

Se você está pensando em fazer mineração de Bitcoin com empresa do exterior mas fica preocupado com o Inglês, tenho uma boa notícia, os sites possuem versões totalmente em Português para você acessar.

Dê uma navegada no site da Genesis para ter uma idéia de como é a interface e se você se sente confortável com o uso, mas não se esqueça de usar o link para ganhar o desconto na hora de fechar a compra. 

Ganhe dinheiro com Bitcoin

Aumento da dificuldade de mineração

A cada dia que passa a mineração de Bitcoin fica mais difícil e mais poder de processamento é necessário para gerar novos Bitcoins.

O nome técnico para esse processo é Bitcoin difficulty e você pode ver pessoas falando a respeito quando estão minerando seus bitcoins.

Minerando Bitcoin

Essa dificuldade que vai aumentando gradativamente foi criada desde o início para ter um controle de escassez e valorização no processo de mineração do Bitcoin, sendo mais difícil de minerar aumenta o valor.

Compare isso com o ouro e outros metais preciosos, quanto menos há no mercado e mais difícil de explorar, mais valiosos eles se tornam.

No princípio era fácil fazer mineração de Bitcoin, mas não havia tanta gente fazendo isso e não havia um grande valor dessa criptomoeda.

Vale a pena minerar Bitcoin ?

Em reportagens como the rise and rise of Bitcoin é possível ver histórias de pioneiros que começaram o processo de mineração de Bitcoin em sua próprias casas, investindo em vários computadores para fazer isso.

Naquela época cada Bitcoin valia algunas dezenas de dólares e quando passou a custar mais de cem dólares, todos já estavam eufóricos. 

Imagine agora que cada Bitcoin passou dos 9 mil dólares, dá para ver que valeu a pena todo o esforço e investimento para trabalhar com a mineração de Bitcoin, a valorização criou milionários do Bitcoin.

Você pode até pensar que agora já não vale mais a pena porque quem pegou a onda no começo se beneficiou, mas entre os dois dias em que escrevo esse artigo, o Bitcoin subiu de 8mil para 9.250 dólares.

Agora ouço pessoas se lamentando e não querendo mais investir porque imaginam que está tarde para isso, mas talvez quando você estiver lendo esse artigo o preço possa estar muito além desse valor.

Então você deve decidir se vale a pena ou não dependendo de quando está lendo isso e como está a situação do Bitcoin e altcoins.

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

Conclusão

Mineração de Bitcoins pode ou não ser um bom negócio dependendo de como e quando você investe e dá prosseguimento ao processo.

Antes de se decidir por minerar Bitcoins ou trabalhar com compra e vendas dessa e outras criptomoedas, vale a pena se aprofundar no estudo do tema através de cursos e treinamentos sobre criptomoedas.

Aqui no site você irá encontrar algunas opções de cursos, veja abaixo alguns exemplos:

Tags:, , , ,
Previous Post
Como criar conta na FlowBTC
Corretoras de Bitcoin

Como criar uma conta na FlowBTC

Next Post
Curso Vivendo de mercado
Cursos de bitcoin

Curso Vivendo de Mercado

Ronslado Silva

Olá, eu sou o ronaldo.

Quer ver como ganhei R$ 483.000 em 4 meses ?

Ronalso Silva

Olá, eu sou o Ronaldo

Quer ver meus ganhos com Bitcoin na tela do meu computador ? Também posso te ensinar como ganhar dinheiro com criptomoeda. Clique no link abaixo: