O que é bitcoin, a moeda do futuro

É possível encontrar notícias de pessoas que ficaram milionárias investindo em Bitcoins e aposto que já passou pela sua cabeça a idéia de investir nessa moeda virtual e ficar milionário também. Mas antes de fazer seu primeiro investimento, recomendo que entenda melhor o que é Bitcoin. Então continue lendo o artigo.

Bitcoin

Após ler esse artigo completo, você irá entender:

Segredos do Bitcoin Revelados

O que é bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital, não há papel ou moeda física como encontramos no dinheiro tradicional. Essa moeda virtual é emitida e usada através de de computadores que estão conectados na Internet e não depende de instituições financeiras intermediárias como bancos ou casa da moeda por exemplo.

Bitcoin é uma moeda digital

Bitcoin é uma moeda digital

A emissão de Bitcoins não é realizada por governos e não é controlada por um Banco Central. Sua produção ocorre de forma totalmente descentralizada através do uso de poderosos computadores espalhados pelo mundo. 

Esses computadores não estão em bancos ou instituições de governos, eles podem estar em qualquer local, como residências ou escritórios de pessoas comuns que resolveram usar seus computadores para essa finalidade. 

Quem inventou o Bitcoin

Satoshi Nakamoto é o suposto nome de quem projetou ou Bitcoin. Não se sabe com certeza quem é essa pessoa, não se sabe se é homem, mulher ou de repente até uma equipe ou governo por trás do desenvolvimento da moeda.

Quem é Satoshi Nakamoto

O nome Satoshi Nakamoto foi usado no documento oficial que descreve como é o funcionamento do Bitcoin, algo bem técnico com detalhes que é difícil de ser compreendido por pessoas que não fazem parte da área de tecnologia.

Para saber mais sobre o criador do Bitcoin, leia esse outro artigo:

Como os Bitcoins são criados

A criação dessa moeda é feita através de um processo conhecido como mineração de Bitcoins. Computadores em todo o mundo são responsáveis pela criação da moeda utilizando esse processo que demanda muito processamento. 

Mineração de bitcoins

Mineração de Bitcoins

Esse trabalho é totalmente democrático, se eu ou você quisermos participar do processo de mineração de Bitcoins por exemplo, basta ter um computador com alto poder de processamento e seguir os procedimentos necessários.

De forma geral uma pessoa que participa do processo de mineração de Bitcoins coloca seu computador à disposição em uma rede mundial que processa e valida as transações de bitcoins realizadas diariamente em todo o mundo. 

Por participar do trabalho de processar e validar as transações, os mineradores recebem recompensas em Bitcoin, ou seja, estão nesse momento gerando mais Bitcoins que passarão a fazer parte do sistema global de moeda virtual.

Então a idéia é que mais e mais Bitcoins passem a ser gerados e entrem no mercado até atingir um limite máximo de 21 Milhões de Bitcoins que ficarão circulando no mercado. Isso deve ocorrer por volta do ano de 2.140.

Como os Bitcoins são armazenados

É possível armazenar um Bitcoin da mesma forma que você armazena um arquivo em seu computador, pen drive ou celular por exemplo. Como a moeda é virtual seu armazenamento não é físico mas sim eletrônico.

Quando você adquire um Bitcoin precisa de uma carteira para armazená-lo, mas NÃO uma carteira física como a que você possui para guardar seu dinheiro.

Carteia de Bitcoins (Bitcoin Wallet)

Carteira para Bitcoins (Wallet)

A carteira para armazenar Bitcoins é na verdade um software que pode manter a informação da sua chave privada que representa os seus Bitcoins.

Por enquanto você não precisa se preocupar com muitos detalhes técnicos, na prática você deve ter um software no seu computador ou outro dispositivo como um celular por exemplo que representa sua carteira eletrônica para Bitcoins.

Então, antes de adquirir Bitcoins você precisa de uma dessas carteiras virtuais que também são conhecidas pelo nome original em Inglês "wallets". 

Satoshis, os submúltiplos do Bitcoin

Imagine uma situação onde você precise comprar algum produto mas ele custa menos que um Bitcoin. Com a valorização dessa criptomoeda isso acontece.

Nesse caso você pode usar os submúltiplos do Bitcoin como 0,5 ou 0,002 e assim por diante. Desde sua criação o Bitcoin foi dividido 100 milhões de partes menores que foram batizadas de satoshis em homenagem ao seu criador. 

Podemos comparar isso ao sistema tradicional onde dividimos o real em partes que chamamos de centavos. A diferença com Bitcoins é que essa divisão é bem maior e pode representar frações muito pequenas de 1 Bitcoin.

Como fazer compra com Bitcoins

Quando uma pessoa possui Bitcoins e quer comprar algo em uma loja que aceita essa moeda, é realizada uma transferência de Bitcoins do comprador para o vendedor. Essa transferência pode ser feita usando um App no celular.

Então não é complicado, é como o processo de compra de uma casa ou carro por exemplo, onde você faz a transferência do dinheiro que está na conta do seu banco para a conta do banco da outra pessoa com quem você faz negócio.

Como fazer compras com Bitcoins

Como fazer compras com Bitcoins

A diferença é que com Bitcoins não é necessário ter um banco para intermediar o processo, a transferência é feita diretamente do comprador para o vendedor.

Então imagine a seguinte cena: você chega a uma loja que vende carros e quer comprar o modelo do ano, o vendedor disse que aceita pagamento via Bitcoin. 

Você simplesmente abre o App no seu celular aponta a câmera para um código de barras da concessionária e coloca os valores que deseja transferir. A quantia de Bitcoins será transferida da sua carteira virtual para a da concessionária.

Ganhe dinheiro com Bitcoin

Como adquirir Bitcoins

Se você quiser investir em Bitcoins o processo é relativamente simples e existem diferentes maneiras de fazer a compra da moeda, veja exemplos a seguir:

Através de uma corretora

Você pode criar uma conta em uma corretora que é a empresa que realiza o processo de compra e vendas da moeda exatamente como se faz para comprar ações e vender ações em um mercado tradiconal por exemplo.

Bitcoins no laptop

Após abrir uma conta com a empresa de sua escolha, você transfere uma quantidade de dinheiro do seu banco para a empresa para realizar a compra de Bitcoins de acordo com a cotação da moeda no momento da compra. 

Se você não possui conta em banco e quer investir em Bitcoin é possível fazer um depósito que geralmente cai no sistema da empresa em apenas 1 dia útil.

Com um computador e acesso à Internet você faz login no sistema e solicita a compra de Bitcoins e de maneira simples e rápida através de alguns cliques.

Através de um caixa eletrônico

É possível utilizar um caixa eletrônico para realizar a compra de Bitcoins, há diversos desses caixas espalhados por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Caixa eletrônico de Bitcoins

A maneira de usar os caixas eletrônicos é bem parecida com a de um caixa de carregamento de bilhetes únicos, para realizar a compra de Bitcoins, basta inserir a quantia de dinheiro no caixa e aproximar o celular da tela para que os Bitcoins sejam carregados para o aplicativo usado como carteira virtual.

Como vender Bitcoins

O procedimento para vender Bitcoins também é muito simples, no mesmo sistema da corretora que você utiliza para fazer a compra é possível fazer a venda. Basta fazer o login na sua conta e realizar a transação de venda.

O ideal é vender os seus Bitcoins no momento apropriado para obter lucro com a valorização da moeda, ou seja, quando há picos é o momento de realizar a venda, não é recomendável vender no momento que a cotação está caindo. 

A valorização do Bitcoin

Em 2009 surgiram os primeiros Bitcoins minerados por Satoshi Nakamoto, naquele exato momento não havia valor para a moeda, seu valor era de $0.   

Bitcoin valorizou rapidamente

Bitcoin valorizou rapidamente

Com o começo das primeiras transaçõesm ainda em 2009 a moeda atingiu o valor de $0.0001 (dólares) e a partir dai começou sua trajetória de valorização. 

Em Fevereiro de 2018 a cotação do Bitcoin superou os $9.000 (dólares) cerca de R$ 29.000,00 e a tendência é que continue a valorizar muito mais em 2018.

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

Como ganhar dinheiro com Bitcoins

Há diferentes forma de ganhar dinheiro com Bitcoins, veja os exemplos:

1. Comprar e esperar valorizar

Uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro com Bitcoin é realizar a compra da moeda e simplesmente esperar que valorize a longo prazo.

Imagine uma pessoa que tenha comprado Bitcoins quando tinha o valor de somente $0,50 por exemplo. Com um investimento de apenas $100 ela teria 50 Bitcoins que em 2018 valeriam cerca de $450.000 (dólares)

Investir $100 e em cerca de 8 anos depois ter um valor de quase meio milhão de dólares é fantástico. Agora imagine o caso de pessoas que investiram mais.

Como a história de Erik Finman que investiu $1.000 em Bitcoins quando tinha apenas 12 anos de idade e se tornou o mais jovem milionário do Bitcoin.

Um outro exemplo no próprio Brasil é a história de Ronaldo Silva, que deixou de trabalhar em um supermercado para virar investidor e ganhou uma pequena fortuna com Bitcoins. Clique aqui para história completa e o curso do Ronaldo

2. Comprar e revender (trading)

Essa é uma maneira simples de ganhar dinheiro com Bitcoin, é o mesmo processo processo de compra e venda utilizado nas transações da bolsa de valores. Você deve comprar quando está em baixa vender quando está em alta. 

A variação do valor do Bitcoin é muito alta, diariamente há uma grande queda ou subida da cotação da moeda. Para ganhar dinheiro nessas transações basta acompanhar essas variações e realizar a compra e venda na hora certa. 

Imagine que você está entrando agora no negócio de Bitcoins e investe $9.000 (cerca de R$ 29.000,00) na compra de 1 Bitcoin para vendê-lo mais tarde.

Digamos que no dia seguinte você está acompanhando a cotação do Bitcoin e nota que houve a variação de $9.000 para $10.000. Você decide fazer a venda dos seus Bitcoins e tem um lucro de $1.000 (cerca de R$ 9.600,00) em um dia.

Claro que esse é um exemplo simples, há outros fatores a serem considerados como pagamento de taxas de transação da operadora e impostos, mas a grosso modo você pode obter um alto lucro de um dia para o outro com a transação.

A variação da cotação da moeda é alta quando comparada a ações tradicionais e é perfeitamente possível ter uma situação como essa que foi exemplificada.

A operação de trading de Bitcoin pode ser aprendida com especialistas na área de investimento como o Khéfren Aguiar que criou o curso vivendo de mercado.

3. Vender serviços e produtos

Com a alta demanda por negociações com Bitcoin, atualmente é fácil vender produtos e serviços relacionados a esse negócio. Você pode por exemplo dar treinamentos e consultoria sobre Bitcoins desde que tenha condições para isso.

No mercado há muitas empresas ministrando treinamento sobre Bitcoins para diferentes tipos de públicos, desde iniciantes até profissionais experientes que trabalham com finanças e investimentos diversos no mercado tradicional.

Uma das maneiras de você entrar nesse mercado é estudando sobre o assunto. Se você já trabalha com finanças ou investimentos e quer entrar nesse mercado de Bitcoin basta investir em cursos com profissionais qualificados na área.

Se você não é da área de investimentos pode ainda ganhar com a venda de ingressos para palestras terceiros, cursos em vídeo ou ainda com produtos como computadores para pessoas que querem fazer a mineração de Bitcoins. 

4. Ganhar com mineração de Bitcoins

Várias pessoas ao redor do mundo ganham dinheiro através da mineração de Bitcoins. Elas investem em poderosos computadores que são conectados à rede mundial e passam a fazer parte do processo de criar novos Bitcoins.

Pessoas da área de tecnologia como técnicos de computação ou programadores possuem uma grande facilidade em entender como funciona esse processo e em questão de algumas horas deixar um sistema pronto para minerar Bitcoins.

Esse procedimento também é bem comum entre pessoas que trabalham como administradores de redes de computadores e engenharia da computação.

Quem controla o Bitcoin?

Ninguém. O Bitcoin é público e transparente pois não é controlado por nenhum banco ou governo, os computadores ao redor do mundo (mineradores) validam as transações e mantém as informações acessíveis para todos.

Estabelecimentos que aceitam Bitcoins

Há muitos locais no Brasil e no mundo que aceitam Bitcoins, lugares como academias, restaurantes, pousadas, hoteis e muito mais, confira a lista:

Empresas de tecnologia:

Desenvolvimento de software

Fabricante de computadores 

Hospedagem sites

Consultoria em tecnologia

Empresa de hospedagem sites

Criação de websites

Soluções em tecnologia

Hospedagem de sites

Software para Internet

Soluções em tecnologia

Fidelização de clientes

Empresas físicas:

Pousada

Suplementos

Clínica veterinária

Vídeo explicativo

Veja abaixo esse rápido vídeo que explica o que é Bitcoin.

Cursos de Bitcoin

Para saber mais sobre o que é Bitcoin e como ganhar dinheiro com Bitcoin você pode investir em um dos cursos listados abaixo:

Livros sobre Bitcoin

Há livros de especialistas na área de criptomoedas em vários idiomas, inclusive em português. Se você quer entender o que é bitcoin em detalhes vale a pena conferir os livros de Fernando Ulrich e Adriano Caravina entre outros autores. 

Tags:, ,
Previous Post
Quem é Satoshi Nakamoto
Bitcoin

O mistério da identidade de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Next Post
Curso Ensinando Bitcoin
Cursos de bitcoin

Curso Ensinando Bitcoin