O mistério da identidade de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Satoshi Nakamoto criou a criptomoeda Bitcoin no ano de 2008 e a colocou em circulação em 2009. Mas ninguém sabe quem está por trás desse nome. 

Quem é Satoshi Nakamoto

A comunicação de Satoshi Nakamoto com as demais pessoas sempre foi feita através de emails e forums na Internet, dessa forma nunca foi possível saber sua real identidade. Mesmo para os que participavam do projeto do Bitcoin

O surgimento de Satoshi Nakamoto

Em 2008 um indivíduo que participava de um grupo de discussões na Internet chamado Cryptography Mailing apresentou sua idéia da criação de uma criptomoeda que iria revolucionar o mundo. Ela foi batizada de Bitcoin

Esse indivíduo no entanto se apresentou com o nome de Satoshi Nakamoto e afirmava ser um homem com 37 anos de idade que vivia no Japão.

Não havia no entanto nenhuma foto, vídeo ou quaisquer outros detalhes do perfil de Nakamoto. A comunicação com o grupo seguiu dessa forma. 

O relacionamento com o grupo

A comunicação de Satoshi Nakamoto com o grupo de discussões sempre foi em Inglês e totalmente voltada para assuntos técnicos relacionados ao Bitcoin.

O grupo era formado por pessoas anônimas e outras que se identificavam e não faziam questão de revelar seus verdadeiros nomes para os colegas da equipe. 

Satoshi Nakamoto se mantinha anônimo

Em determinadas ocasiões algums membros do grupo fizeram perguntas mais pessoais em comunicações por email, porém Nakamoto nunca respondeu nenhuma delas, respondia somente questões do projeto do Bitcoin. 

O relacionamento com o grupo se manteve então estritamente profissional de 2008 a 2010 quando começou a diminuir a frequência de comunicação e passou o controle dos arquivos fontes do código do Bitcoin para Gavin Andresen.

No mesmo ano Nakamoto também passou o controle dos domínios registrados como bitcoin.org e outros mais para os membros da comunidade.

Ganhe dinheiro com Bitcoin

O desaparecimento de Nakamoto

Em 2010 o Bitcoin já estava em plena operação, totalmente documentado e o projeto já podia continuar em andamento através dos membros da comunidade, então Satoshi Nakamoto simplesmente deixou de se comunicar e desapareceu.

Na época estava na mídia o caso da WeekLeaks com a informações do vazamento de segredos de governos e instituições, houve bloqueios e o site já não podia mais receber dinheiro através do PayPal, Visa ou Mastercard, 

Então surgiu a idéia de usar Bitcoin para fazer doações para WeekLeaks, mas Satoshi Nakamoto não apoiu a idéia naquele momento, pois isso poderia trazer impactos negativos para a criptomoeda que ainda estava em sua infância. 

Nakamoto então parou de se comunicar no forum e por email, aparentemente, o caso da Wekleaks influenciou na decisão dele desaparecer por completo.

Especulações sobre sua identidade

A afirmação inicial de Satoshi Nakamoto sobre sua identidade não convenceu muitas pessoas por alguns motivos bem óbvios: 

1. O inglês perfeito

A maneira como escrevia e seu perfeito Inglês não estava muito de acordo com o perfil de um homem japonês. Seu estilo parecia mais com a de um Britânico. 

Inglês perfeito de Satoshi Nakamoto

A suspeita surgiu principalmente por causa de frases e expressões utilizadas por Nakamoto que não condizia com um Inglês tradicional aprendido em escolas.

2. Documentaçãdo do projeto

Outro fato que levantava suspeitas era que nunca houve nenhuma referência à documentação do código do Bitcoin no Japão. Não ter nenhum registro de um projeto tão grandioso em seu próprio país era algo que levantava suspeita.

Documentação do projeto Bitcoin

3. Complexidade do código

O projeto de uma criptomoeda como o Bitcoin é certamente muito complexo, e o código estava muito bom, o que levantou suspeitas sobre o desenvolvimento ter sido realizado por uma única pessoa. Talvez fosse o trabalho de uma equipe.

Código do Bitcoin

Apesar de ser possível para uma pessoa desenvolver um código complexo, é mais provável que vários programadores tenham realizado essa tarefa.

Segredos do Bitcoin Revelados

Possíveis identidades de Satoshi Nakamoto

Ao longo de uma década há muitas especulações sobre a identidade de Satoshi Nakamoto. Pessoas de todo o mundo possuem diferentes teorias sobre quem seria o gênio por trás da criação da criptomoeda que mudaria o mundo.

A seguir a lista dos maiores suspeitos de serem Satoshi Nakamoto

1. Nick Szabo

Nick Szabo

Nick Szabo é um americano graduado em ciência da computação pela universidade de Washington

Ele também é jurista graduado pela conceituada Universidade de Washington e escreve em seu blog chamado Enumerated.

Szabo tem muito interesse pelas criptomoedas e em 2008 escreveu um artigo sobre o "bit gold" com um conceito muito semelhante ao Bitcoin.

A suspeita recai sobre Szabo por causa de sua formação acadêmica e interesse pela criptografia, e pesquisas sobre contratos digitais e criptomoeda. Além do fato de nos anos 90 usar pseudônimos na Internet no lugar de seu nome real. 

Um escritor britânico chamado Dominic Frisby, autor do livro "Bitcoin, the future of money?"  escreveu um artigo no site The Guardian sobre as evidência que mostram que Szabo pode ser Satoshi Nakamoto, porém Szabo negou o fato.

Além das suspeitas de Dominic Frisby, há também um artigo de 2013 na revista Tech Crunch com a entrevista de um blogueiro chamado Skye Grey que afirma que há fortes evidências de que Nick Szabo é Satoshi Nakamoto.

2. Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto

Dorian Satoshi Nakamoto é um programador e ex-professor que vive no subúrbio de Los Angeles.

Ele imigrou para os Estados Unidos e trabalhou para o exército com projetos classificados, dos quais não pode falar a respeito.

Em 2014 um artigo publicado no site da News Week a escritora Leah McGrath Goodman afirma ter descoberto a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto.

Segundo a escritora um imigrante japonês de 64 anos de idade que mora no estado da Califórnia nos Estados Unidos, seria o tão procurado criador da criptomoeda mais famosa da atualizade, seu nome Dorian Satoshi Nakamoto.

Há muitas pessoas chamadas Satoshi Nakamoto em vários lugares do mundo, incluindo os Estados Unidos. Porém a escritora e repórter investigativa Goodman tinha uma forte suspeita que esse seria o Nakamoto que todos procuram.

Reporteres

Dorian Nakamoto deixa sua casa em Temple City, Califórnia. Foto: Bloomberg

Dorian negou as alegações de que seria o criador do Bitcoin mas passou a ter muitos problemas com perseguição de reporteres interessandos no caso.

Durante o tempo que mora nos Estados Unidos, Dorian já teve problemas com demissões e desemprego, passando por momentos muito difíceis, o fato de ser confundido com o criador do Bitcoin agravou ainda mais a sua situação

A alegação de que o gênio Satoshi Nakamoto teria sido encontrado chamou a atenção que muitos reporteres que passaram a perseguir Dorian diariamente. 

Dorian chegou ao um ponto onde deveria decidir se iria mover um processo contra a New Week, tamanho era a dor de cabeça que a reportagem causou.

Logo após a notícia sobre a provável identidade do criador do Bitcoin, ser veiculada na Internet, uma mensagem do suposto verdadeiro Satoshi Nakamoto foi enviada para o grupo de discussão que participava em 2009. 

A mensagem dizia: "I am not Dorian Nakamoto" (Eu não sou Dorian Nakamoto).

Mensagem - Eu não sou Dorian Nakamoto

Não é possível saber com certeza se a mensagem enviada é realmente da mesma pessoa que se auto denominava Satoshi Nakamoto no grupo em 2009. 

Há no entanto uma pesquisa realizada pela revista Tech Crunch com uma confirmação do responsável pelo grupo  Josef Coates dizendo que o mesmo email de 2009 foi utilizado para enviar a mensagem do suposto Nakamoto.

Ganhe dinheiro com Bitcoin

3. Hal Finney

Hal Finney

Harold Tomas Finney II (Hal Finney) é um cientista da computação nascido na cidade de Coalinga na Califórnia. Se formou na Universidade de Tecnologia da Califórnia  conhecida como Caltech

Finney faleceu em 2014 em Phoenix, no Arizona.

A suspeita de que Finney pudesse ter sido o verdadeiro Satoshi Nakamoto é devido ao fato de que ele foi a primeira pessoa a realizar uma transação com Bitcoins e também pelo fato de ter morado na mesma cidade que Dorian.

Com relação à transação de Bitcoins, há pessoas que se baseiam em uma teoria de que Finney teria simulado uma pessoa (Nakamoto) com a qual teria feito a transação. ou seja, ele suspostamente teria enviado Bitcoins para si próprio.

Quanto ao fato de morar na mesma cidade que Dorian, foi criado uma teoria de que Finney estaria por trás da criação do Bitcoin e teria usado Dorian para se comunicar e apresentar o trabalho através do fictício Satoshi Nakamoto. 

Finney confirmou que se comunicava com Satoshi Nakamoto por emails mas sempre negou ser algum personagem que representasse Nakamoto.

Finney foi diagnosticado com ALS (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença que com o passar do tempo poderia causar a paralisia de seu corpo.

Em 2013 Finney postou no forum Bitcoin Talk que estava doente e paralizado, mas que continuaria trabalhando como programador até o dia da sua morte.

Ele faleceu em agosto de 2014 na cidade de Phoenix, no estado do Arizona.

4. Craig Steven Wright

Craig Wright

Craig Steven Wright  é um cientista da computação formado na Charles Sturt University na Austrália.

Ele ficou famoso ao alegar publicamente que tinha a prova de que seria o criador do Bitcoin e o homem por trás do verdadeiro Satoshi Nakamoto.

A possibilidade de Wright ser o misterioso Satoshi Nakamoto veio à tona em uma artigo publicado em 2015 pela revista Wired que afirmava ter evidências como emails hackeados que indicavam que Wright poderia ser Nakamoto.

Logo em seguida a revista Gizmodo também afirma ter evidências sobre o caso de Wright e que estaria em uma investigação paralela à revista Wired, no rumo de desvendar o segredo de quem era o criador da criptomoeda Bitcoin.

Após essa publicação, muita gente ficou interessada no caso de Wright, afinal essa era uma revelação bombástica que todos da impressa queria explorar. 

Em 2016 em uma entrevista com a BBC News, Wright afirma possuir a chave pública associada à primeira transação realizada com o Bitcon e que essa primeira transação estaria associada à alcunha (nome) de Satoshi Nakamoto.

Wright disse que estaria revelando a história sobre a identidade de Nakamoto para evitar especulações e proteger as pessoas que estavam ligadas a ele.   

Wright afirma ser Satoshi Nakamoto

Wright afirma ser Satoshi Nakamoto, fonte BBC News

Basicamente o que Wright afirma é que ao possuir essa chave pública ele tem a prova de que fez a primeira transação com Bitcoin e seria Satoshi Nakamoto.

Ao alegar ser Nakamoto, Craig Wright praticamente pintou um alvo em suas costas e todos começaram a questioná-lo sobre o a tal afirmação.

É possível notar claramente o desconforto de Wright em vários vídeos onde há alguma pessoa questionando sobre esse assunto. Em qualquer apresentação que estivesse fazendo sempre havia alguém para levantar a questão.

Em algumas ocasiões Wright perde a paciência e responde rispidamente às pessoas que fazem alguma pergunta sobre a alegação de ele ser Nakamoto.

Apesar de ser apoiado por uma parte da comunidade do Bitcoin e por pessoas envolvidas no projeto como Jon Matonis e Gavin Andresen, Craig Wright não foi levado a sério por vários outros membros da comunidade.

Algum tempo depois ele resolveu parar com a tentativa de provar as alegações, se afastou da comunidade e da imprensa e removeu artigos do seu blog. 

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

5. Elon Musk

Elon Musk

Elon Reeve Musk  é um empreendedor nascido em pretória, na África se mudou para o Canadá e depois para os Estados Unidos onde é empresário.

Além de empreender ele é físico e economista formando pela universidade da Pensilvânia, ele é o CEO da Tesla, Space X e chairman da Solarcity.

Quando falamos em genialidade e capacidade de execução de projetos, Musk dispensa apresentações, afinal ele sempre participa de projetos desafiadores como a fabricação de carros elétricos e foguetes para ir para Marte. 

Não é novidade que seu nome tenha surgido em uma lista de suspeitos da criação do Bitcoin, afinal seu envolvimento com transações eletrônicas vem já desde a época que criou o PayPal quando ainda era muito jovem.

A teoria de que Musk poderia estar por trás da identidade de Satoshi Nakamoto vem de um artigo postado pelo ex-funcionário Sahil Gupta que trabalhou como engenheiro de software na empresa Space X entre maio a agosto de 2015.

Bitcon

O artigo na verdade é mais uma idéia de Gupta que afirma que devido aos conhecimentos de Musk ele teria a capacidade para ser Satoshi Nakamoto

Para criar o Bitcoin era necessário ter conhecimentos de economia, criptografia e e linguagem de programação C++ o que coincide com o perfil de Musk.

Ao perguntarem sobre o assunto, Elon Musk responde em seu Tweeter dizendo que a alegação não é verdade. Ele afirma também que um amigo enviou uma parte de um Bitcoin anos atrás mas ele não sabe onde está.

Elon Musk afirma que não é Sastoshi Nakamoto

Após a negação simples e direta de Musk não houve mais especulação.

Tags:, , ,
Previous Post
Corretoras de Bitcoin no Brasil
Corretoras de Bitcoin

Corretoras de Bitcoin no Brasil

Next Post
O que é Bitcoin
Bitcoin

O que é bitcoin, a moeda do futuro

Ronslado Silva

Olá, eu sou o ronaldo.

Quer ver como ganhei R$ 483.000 em 4 meses ?

Ronalso Silva

Olá, eu sou o Ronaldo

Quer ver meus ganhos com Bitcoin na tela do meu computador ? Também posso te ensinar como ganhar dinheiro com criptomoeda. Clique no link abaixo: